Licença Creative Commons

28/02/2012

Para estudar: apostilas

- Novo Enem: Física. Comentários que fiz sobre a nova Matriz de Habilidades, ao ser divulgada, em 2009. Word.

- Questões do Enem por Habilidades: fiz logo no lançamento do "Novo" Enem, em 2009. Exemplifiquei somente com questões do "Velho" Enem. Word.

 - Comentando a Matriz do Novo Enem. PowerPoint. Fiz em 2009.

 - Fórmulas de Física. Ajuda, para quem não decora, a não ter que consultar o livro. São só duas páginas e você pode editar, apagando as que não precisa.

 - Apostila do Enem, 1998 a 2008, para fazer. Lembrar que está toda corrigida e comentada, para você conferir, aqui. Word.

 - Física Moderna. Conteúdo que falta em vários livros didáticos. Saiu mais tradicional do que voltada especificamente para o Enem, mas eu mesmo uso. Word.

 - UFMG, 1997 a 2010, 1ª Etapa, para fazer. Até o ano em que o Enem substituiu a 1ª Etapa. Quase tudo corrigido no blog. Word.

 - UFMG, 2001 a 2011, 2ª Etapa, para fazer. Tudo corrigido no blog. Word.

 - Questões interdisciplinares de Física e Biologia. Em parceria com Prof. Rogério Janot, a quem conheço desde 1998. Trabalhávamos juntos, na mesma aula, buscando integrar os conteúdos nas Ciências da Natureza. Word.

 - Vestibular Seriado 2007, 1º ano. Coletânea de questões sobre Mecânica dos vestibulares seriados. Word.

 - Coletânea dos Vestibulares, 2007. Fiz quando trabalhava no Anglo, de Sete Lagoas. Traz as questões separadas por conteúdo e gabaritadas. É um pouco repetida, pois traz as questões da UFMG, que estão também em outra apostila, acima. Mas, tem também: UFV, UFVJM, UFSJ, UFLA, UFOP*, PUC/MG, UNIFEI, UFJF, UNI-BH, FUMEC, FUVEST, UNICAMP, CEFET/MG, ENEM. Está em Word.


 - Apostilas antigas que usei no Colégio Anglo de Sete Lagoas. Há que conferir, pois trazem muitas questões repetidas que estão nas apostilas da UFMG, na Coletânea 2007 citada acima mas, ao que parece, trazem questões diferentes, também, da 1ª e 2ª Etapas (fechadas e abertas) de várias federais e particulares: UFLA, Unifei, UFOP, UFU, Fumec, Cefet-MG, Unicamp, etc. São menores que a aberta da UFMG. Feitas a partir de 2004, de fato nem lembro direito mais!
  • Específicas (questões Abertas) Anglo de Sete Lagoas, 2004
  • TQA (Treinamento de Questões Abertas), Anglo, 2006
  • Específicas (questões Abertas) Anglo de Sete Lagoas, 2007
  • Questões Recentes (fechadas), Anglo, 2007  

- Material do GREF: Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, USP.  Gosto do material. Como tudo o que é diferente, traz algumas dificuldades, tanto aos professores quanto aos alunos. Porém, acrescenta muito, em relação a vários livros didáticos.

 - Livros sugeridos pelo próprio Inep, para o Encceja. Os links às vezes mudam, como na mudança de governo ocorreu. Vou colocar direto no SlideShare, por garantia: Fundamental, Médio, Matriz do Encceja. Compare o material para o Médio. Pelo menos nas Ciências da Natureza, embora em nível muito superficial, é muito mais próximo do Enem do que qualquer outro livro didático! Afinal, foi feito por gente competente, e para isto! As matrizes também são semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.