Licença Creative Commons

05/03/2012

Informações sobre Enem, Sisu, Prouni...

As melhores fontes de informação são sempre as oficiais, e não as oficiosas! Como é o caso da imprensa, que muitas vezes divulga informações incorretas, incompletas quando não tendenciosas, mesmo. Sites de dicas de vestibular, blogues, até este, podem eventualmente ajudar, mas não substituem, absolutamente, nada oficial! Assim, recomendo sempre os endereços oficiais: Enem, Sisu, MEC, Inep, Prouni, Fies. Até linquei para abrir em outra janela, pois são os sítios do governo, evidentemente. E a quantidade de alunos que vejo irem para as provas sem ler sequer o edital tampouco buscar informações relevantes ainda me impressiona! Quando não me escrevem, pedindo que eu saiba notas mínimas para passar em um curso, se este ou aquele curso em tal federal é melhor do que outro e coisas do gênero!

Nestes endereços oficiais é que se consegue a relação das federais que adotam o Enem, as notas de corte de cada curso em cada federal, como obter financiamento estudantil, como se calcula a nota do Enem, notícias oficiais quando ocorrem problemas, o Inep traz as avaliações de cada curso em cada instituição, enfim, tudo! Da imprensa, espere sempre sensacionalismo, quando não desinformação, infelizmente.

No caso da Física no Enem, objeto deste blogue, aí sim, faço comentários que são pessoais, enquanto cidadão e professor, como qualquer pessoa pode fazer, se quiser.

Abaixo, a lista de linques de materiais que disponibilizamos, sobre o Enem.

 - A Matriz apenas de Física no Enem.

 - Exemplos de questões de Física por Habilidade, que fiz em 2009 logo do lançamento.

 - O Novo Enem, a Física; PowerPoint que também fiz no lançamento, em 2009.

 - Energia, uma abordagem para o Enem: PowerPoint com uma aula que ministrava juntamente com o professor de Biologia, procurando fugir do trato tradicional do conteúdo e focar as Habilidades.

 - Pressão, aspectos Físicos e Biológicos, .ppt, mesmo tipo de aula acima.

 - Questões Interdisciplinares de Física e Biologia, .doc, lista de exercícios que usava para discutir em aulas como as acima.

 - Como o Vestibular segrega e o Enem democratiza, apresentação que fiz com dados (vários defasados, mas foram os que encontrei) sobre vestibular e aprovação, sobre a adoção de bônus e cotas para escola pública, negros, política inclusiva. Basicamente, mostra que no formato de Vestibular tradicional as vagas nas Federais são abocanhadas de maneira injusta e distorcida por egressos da rede particular, a minoria, em detrimento da esmagadora maioria, de menor renda e proveniente da rede pública.

 - Finalmente, no blogue Quantizado, há uma série de postagens que já fiz e continuo produzindo, estas com comentários sobre Enem, Educação, questões repetidas e não inéditas no Enem, os problemas e vazamentos nas provas, enfim, tudo relacionado ao exame. Reservei este blogue ao conteúdo, e o Quantizado será opinativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.