Licença Creative Commons

04/03/2012

Exemplo resolvido 2 : Habilidade 1 - Ondas


(ENEM/2009) A ultrassonografia, também chamada de ecografia, é uma técnica de geração de imagens muito utilizada em medicina. Ela se baseia na reflexão que ocorre quando um pulso de ultrassom, emitido pelo aparelho colocado em contato com a pele, atravessa a superfície que separa um órgão do outro, produzindo ecos que podem ser captados de volta pelo aparelho. Para a observação de detalhes no interior do corpo, os pulsos sonoros emitidos têm frequências altíssimas, de até 30 MHz, ou seja, 30 milhões de oscilações a cada segundo.
A determinação de distâncias entre órgãos do corpo humano feita com esse aparelho fundamenta-se em duas variáveis imprescindíveis:

(A)       a intensidade do som produzido pelo aparelho e a frequência desses sons.
(B)       a quantidade de luz usada para gerar as imagens no aparelho e a velocidade do som nos tecidos.
(C)       a quantidade de pulsos emitidos pelo aparelho a cada segundo e a frequência dos sons emitidos pelo aparelho.
(D)       a velocidade do som no interior dos tecidos e o tempo entre os ecos produzidos pelas superfícies dos órgãos.
(E)       o tempo entre os ecos produzidos pelos órgãos e a quantidade de pulsos emitidos a cada segundo pelo aparelho.

CORREÇÃO

      Eco, Reflexão e Ultrassom - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultrassonografia - , pelo que me lembre, são assuntos ainda inéditos no ENEM, porém previsíveis. Como sempre, a leitura do texto mostra o caminho da questão. Veja:
...reflexão... atravessa a superfície que separa um órgão do outro, produzindo ecos...
      Podemos fazer até um esqueminha, para explicar bem o que está acontecendo. 

Clique na figura para ampliar e focar.
      Note que representei de vermelho a onda que vai, de azul o eco que volta na primeira superfície de separação e de verde o que volta na segunda.
      Para calcularmos o tamanho do órgão, sua forma, basta conhecermos o tempo entre os ecos e a velocidade da onda: d = v.t . Aliás, equação até simples, e muito conhecida!
      Quanto ao número de ciclos / tempo, a frequência, neste caso não afetará a conta. Mas, claro, nos ultrassons sofisticados, ela cumpre um papel. Por exemplo, pode haver mais de uma frequência. E, também, a amplitude – intensidade – do sinal que volta é menor, pois parte da energia da onda é absorvida. Porém, novamente, sem influência na conta que fizemos.
      Se você não conhece os conceitos básicos de onda, dê uma olhada no Efeito Joule e nos exercícios resolvidos:

Habilidade segundo a Matriz: C1-H1, Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.


OPÇÃO: D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.