Licença Creative Commons

10/03/2012

Exemplo resolvido 3: Habilidade 7 - testes de controle e comparação

Havia resolvido e disponibilizado este exercício, da prova do Enem que vazou em 2009, em Outubro daquele ano. Achei interessante quando mais tarde, em 2010, uma previsão que fiz sobre um outro exercício possível caiu no Enem. Veja nos comentários. A questão a que me refiro está disponível aqui. Além disto, não pude considerar esta aqui inédita, pois já havia caído, de forma muito parecida, em outros vestibulares.


(ENEM/2009) O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O álcool combustível é um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adição de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3. Em algumas bombas de combustível a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são apresentadas situações distintas para três amostras de álcool combustível.

Clique na figura para ampliar e focar.
 A respeito das amostras ou do densímetro, pode-se afirmar que

(A)   a densidade da bola escura deve ser iguala O,811 g/cm3.
(B)   a amostra 1 possui densidade menor do que a permitida.
(C)        a bola clara tem densidade igual à densidade da bola escura.
(D)        a amostra que está dentro do padrão estabelecido é a de número 2.
(E) o sistema poderia ser feito com uma única bola de densidade entre 0,805 g/cm3 e
0,811 g/cm3.

CORREÇÃO

     Meus alunos irão se lembrar, pois sempre faço esta questão em sala de aula, explicando a Hidrostática! Ela não é inédita, já caiu, pelo menos, na UNESP, em 1999. Veja cópia... Mas, já vi antes disso, também na UFMG...
Clique na figura.
     O básico do Empuxo é que quem bóia é menos denso e quem afunda é mais denso.
     Para explicá-la, vou utilizar os dados da questão e supor valores para as densidades das bolinhas. Para o álcool dentro dos padrões, a densidade da bolinha que flutua deve ser pouco menor, por exemplo, 0,804 g/cm3. Já a que afunda, pouco mais densa, digamos, 0,812 g/cm3. Isto com o álcool dentro dos padrões, por exemplo, 0,808 g/cm3. A opção A mostra a situação onde o combustível está em conformidade com a legislação.
     É bom frisar que as bolinhas devem ter densidades pouco maior e pouco menor que do álcool, para que o sistema funcione e seja sensível. Afinal, se o combustível for adulterado, é preciso que elas mostrem!
     Se eu fosse adulterar álcool, na cara de pau, usaria água, de preferência de chuva, para não gastar nem um centavo! A água é mais densa que o álcool – 1,0 g/cm3 – e, neste caso, a nova mistura água + álcool seria mais densa que a original, esta em conformidade com a lei. Isto porque a nova densidade seria algo entre 0,811 e 1,0, dependendo da proporção de água utilizada na adulteração, mas, vejamos aí, uns 0,813 g/cm3.
     Ora, nestas circunstâncias, nossas duas bolinhas – 0,804 e 0,812 – agora estariam menos densas que a nova mistura. Então, ambas flutuariam, como mostrado em B! E nós poderíamos ver a adulteração!
     Se o combustível fosse batizado com algum tipo de solvente, menos denso que o álcool padrão, ocorreria a situação C, mas eu não saberia dizer qual produto seria adequado à fraude, neste caso...
     Veja que o sistema funciona com duas bolinhas, para mostrar os limites superior e inferior das densidades padrão do álcool. E uma deve boiar – menos densa – enquanto a outra afundar – mais densa – nele.
Clique.
     Procure conhecer o novo modelo disponível nos postos, ilustrado ao lado. Ele é mais sofisticado! É um misto de densímetro e termômetro. Isto porque a densidade varia com a temperatura - http://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade . Explique por que. E aproveite para compreender seu funcionamento, já que qualquer dia destes pode cair em uma prova!
     Por fim, quero dizer que não entendo como a ANP ainda não obrigou todos os postos a mostrarem dispositivos como este, inclusive para todos os tipos de combustíveis. Pois, infelizmente, esta fraude é muito comum, prejudicando milhões de brasileiros e enriquecendo um punhado de pilantras da pior espécie!

Habilidade segundo a Matriz: C2-H7, Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

OPÇÃO: D.

Neste caso, tive dúvidas quanto à seleção da Habilidade na matriz. Aliás, várias questões do Enem se enquadram em mais de uma Habilidade. Observe que a Hidrostática, em que se classificaria esta questão numa seleção por conteúdo, estaria nesta outra:

Habilidade segundo a Matriz: C6-H20, Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.