Licença Creative Commons

02/03/2012

Exemplo resolvido 1 : Habilidade 6 - Compreendendo um manual


(ENEM/2009) O uso da água do subsolo requer o bombeamento para um reservatório elevado. A capacidade de bombeamento (litros/hora) de uma bomba hidráulica depende da pressão máxima de bombeio, conhecida como altura manométrica H (em metros), do comprimento L da tubulação que se estende da bomba até o reservatório (em metros), da altura de bombeio h (em metros) e do desempenho da bomba (exemplificado no gráfico). De acordo com os dados a seguir, obtidos de um fabricante de bombas, para se determinar a quantidade de litros bombeados por hora para o reservatório com uma determinada bomba, deve-se:
1  - Escolher a linha apropriada na tabela correspondente à altura (h), em metros, da entrada de água na bomba até o reservatório.
2 - Escolher a coluna apropriada, correspondente ao comprimento total da tubulação (L), em metros, da bomba até o reservatório.
3 - Ler a altura manométrica (H) correspondente ao cruzamento das respectivas linha e coluna na tabela.
4 - Usar a altura manométrica no gráfico de desempenho para ler a vazão correspondente. 

Clique na figura para ampliar e focar.
Considere que se deseja usar uma bomba, cujo desempenho é descrito pelos dados acima, para encher um reservatório de 1.200 L que se encontra 30 m acima da entrada da bomba. Para fazer a tubulação entre a bomba e o reservatório seriam usados 200 m de cano. Nessa situação, é de se esperar que a bomba consiga encher o reservatório

(A)       entre 30 e 40 minutos.
(B)       em menos de 30 minutos.
(C)       em mais de 1 h e 40 minutos.
(D)       entre 40 minutos e 1 h e 10 minutos.
(E)       entre 1 h e 10 minutos e 1 h e 40 minutos.

CORREÇÃO

Embora envolva o conceito de Vazão, já abordado em 1998 e 2006, esta questão é diferente das outras, porque seu enfoque é Análise de Dados, claramente.
A questão ensina, passo a passo, como encontrar a vazão e, só depois, poderemos estimar o tempo para encher o reservatório. Brasileiro detesta manuais! Sigamos  as  instruções  de  acordo  com  os dados da questão – V = 1200 L, h = 30 m, L = 200 m.
Escolher a linha apropriada na tabela correspondente à altura (h)...
Escolher a coluna apropriada, correspondente ao comprimento total da tubulação (L)...
Ler a altura manométrica (H) correspondente ao cruzamento das respectivas linha e coluna...
Usar a altura manométrica no gráfico de desempenho para ler a vazão...” Façamos!

Clique na figura para ampliar e focar.

            Observando a escala do gráfico, foi até fácil achar o ponto correspondente a 45 m, ler na horizontal a vazão, encontrando 900 litros/hora. Note que a escala está de 100 em 100.
            Agora, para calcular o tempo, deu uma regra de 3 tão simples que eu faria de cabeça, mesmo: uma hora mais um terço de hora para 1200 L. Mas, para não deixar sem cálculos:
Clique na figura para ampliar e focar.
      Por fim, cada hora tem 60 min, logo, um terço de uma hora são 20 min, totalizando algo em torno de 1 hora e 20 minutos.

Habilidade segundo a Matriz: C2-H6, Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.


OPÇÃO: E.

Para mais exemplos resolvidos e comentados, consulte o blog:

 - Correções do Enem.

 - Correções da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.