Licença Creative Commons

14/03/2012

A refração


Clique na imagem para ampliar e focar.
Este fenômeno ótico comum é visível em quase todo o ambiente em que estamos, embora não prestemos muita atenção à ele, fora da sala de aula. Sua representação mais típica é a da luz, a setinha, passando de um para outro material transparente, por exemplo, do ar para a água.








Como a velocidade da luz na água é menor que no ar, ela sofre um desvio, a refração. A Lei de Snell descreve o fenômeno matematicamente:
Clique na imagem para ampliar e focar.
De maneira muito primária, “o ângulo com a normal (perpendicular à superfície que separa os meios) é maior onde a velocidade é maior, e vice-versa”.
Introduzindo o conceito de índice de refração, n, como a relação entre a velocidade da luz no vácuo, 3,0.10 8 m/s, a maior possível (Relatividade, Einstein), e a velocidade da luz naquele material: 
Clique na imagem para ampliar e focar.
Assim, podemos facilmente escrever a Lei de Snell como é mais trabalhada, em sala de aula:
Clique na imagem para ampliar e focar.
“O ângulo com a normal é maior onde o índice é menor, e vice-versa”.
Mas, o interessante, mesmo, é ver o fenômeno! Segue o Mago da Física, explicando.



Nestas novas postagens, sobre conteúdos, vou sugerir também aulas inteiras sobre o tema, como esta aqui, no YouTube. Ou ainda, mais explicações, no Efeito Joule.

Finalmente, se quer realmente aprender, tente fazer alguns exercícios, como nas pág. 36 a 41, se você já tem mais conhecimento, ou comece pelos exemplos corrigidos, também tentando fazer, aqui.

Já fiz outras duas postagens sobre Refração. A primeira mostrando exemplos de reflexão e refração, e a segunda mostrando a decomposição da luz branca nas cores e o prisma.

Um comentário:

  1. Creio que o Artigo ficou muito resumido, poderiam haver mais exemplos demonstrando as fórmulas.

    ResponderExcluir

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.