Licença Creative Commons

01/03/2012

Matriz de Física no Enem

Dentro da Matriz de Referência oficial, divulgada pelo Inep, selecionei o conteúdo que compete à minha disciplina, a Física, e fiz outra, para baixar, aqui. Note que das três matérias que compõem as chamadas Ciências da Natureza, a Física é das mais contempladas!

Dentre as 30 habilidades das Naturezas cobradas no Enem, selecionei 15 que são com certeza relacionadas a nós: metade. E ainda mais 4 onde vislumbrei possibilidades de questões ligadas à Física, embora neste caso mais raras e mais difíceis de se fazer. A matriz não é um programa específico, como a maioria, professores e alunos, livros didáticos e pedagogos, se referem. Ela é mais e bem genérica. Precisa ser observada com calma, e interpretada. 

O "Novo" Enem é muito recente: 2009. Espero que não mude nada durante um bom tempo, para que possamos aprender e nos desenvolver da forma como está. Ficar mudando a todo instante, por mais que eu e outros vários tenhamos críticas à esta Matriz ou à características do exame só vai descontinuar, complicar e dificultar ainda mais! Deixemos a coisa se consolidar, primeiro, para aí buscarmos avanços!

Ao longo do ano, teremos oportunidade de discutir, detalhadamente, cada habilidade. Com exemplos de questões, comentários e o que devemos esperar que seja cobrado em cada uma.

Por hora, segue uma foto da seleção que fiz, e que chamei de de Matriz de Física. Coloquei as Competências de Área, em azul, embora o foco sempre serão as Habilidades. Destas, as 4 raras, a que me referi, em vermelho. E a enorme quantidade de "ou", em rosa, reforçando seu caráter abrangente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é moderado, pois o autor é responsável por ele.